5 de maio de 2006

Entrevista com Teruo Ishii (01.28.2005)


Por: Tom Mes para http://www.midnighteye.com
Tradução: Saul Mendez http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11443672

Mais vital do que a maioria de metade dos homens da sua idade, Teruo Ishii já com seus 80 continua a fazer filmes que testemunham sua personalidade colorida. Ainda muito conhecido por sua série de filmes de tortura da era Edo japonesa, realizados nos anos 60, Ishii tem trabalhado em uma escala vasta de gêneros ao longo de sua longa carreira de seis décadas. De seus iniciais filmes "Super Giants" que realizou para Shin Toho, passando por seus filmes de gangues e motoqueiros para a Toei até chegar a seus espetáculos ero-gro independentemente realizados, seu trabalho remanesceu tão jovem de espírito quanto o homem que os fêz. O Midnight Eye encontrou-se com Ishii no Étrange Festival em Paris, que pagou tributo ao homem que é conhecido no Japão como o "Rei do Cult".

ME: Você teve duas retrospectivas dedicadas a você recentemente, uma no Far East Film Festival em Udine e outra no Étrange Festival em Paris. Como você se sente quanto a este crescente interesse estrangeiro no seu trabalho?

TI: Eu nunca pensei que um dia meus filmes sequer viessem a ser vistos por um público estrangeiro, portanto tudo o que posso dizer é que estou muito impressionado com isso.

ME: Sua imagem fora do Japão veio sendo ditada por seus filmes da série Joys of Torture, mas eu tenho a impressão de que, como resultado dessas retrospectivas, isso esteja mudando. As pessoas estão passando a assistir à variedade de filmes que você realizou ao longo de sua carreira.

TI: Talvez, mas nas retrospectivas eles mostraram uma boa quantidade desses filmes de tortura também (risos).

Nenhum comentário: